COMO PROTEGER?

É unanimidade entre os especialistas em incêndio que, para evitar a propagação de fogo, devem-se compartimentar as altas concentrações de cabos elétricos, vedando as passagens de cabos de um ambiente para outro.

Essa vedação deve isolar muito mais do que fogo. Fumaça, gazes tóxicos e água são as maiores causas de fatalidade em instalações industriais. Por isso é essencial que um sistema de vedação contra fogo proporcione também a vedação desses três componentes.

Outra forma de proteção é o envelopamento das bandejas de cabos com material inibidor de chamas. Esse material, além de suas propriedades não propagadoras de fogo, deve eliminar o risco de incêndio que venha de dentro para fora da bandeja, ou seja, aquele provocado por fatores intrínsecos aos cabos (curto-circuito). Um inibidor de chamas com essas características resulta na proteção total de salas onde só existam cabos (dispensando o uso de outros meios de proteção ou prevenção, tais como detector de fumaça, de altas temperaturas, sprinklers ou ainda extintores – o que representa mais uma economia de custos de instalação e de manutenção desses sistemas).

Por outro lado, existe consenso entre os especialistas em incêndio, quanto às características desses sistemas de proteção em cabos elétricos.

Características recomendadas pelos bons sistemas:

– Usar somente material apropriado que tenha sido aprovado em testes realizados em laboratórios de reputação.

– O sistema de proteção deve ter vida útil compatível com as bandejas e cabos, sem precisar de manutenção ou reparos.

– As vedações não devem rachar ou soltar-se das paredes ou teto, pela ação do tempo, ou pela má instalação.

– O sistema deve permitir, com facilidade, e sem ferramentas especiais ou brocas, a retirada ou a introdução de novos cabos.

– O sistema não poderá alterar a temperatura ou o desempenho dos cabos elétricos e deverá seguir normas de organismos governamentais de energia elétrica, de meio ambiente e de saúde de instaladores e de funcionários da empresa.

– O material a ser utilizado não poderá degradar, com o tempo, o isolamento dos cabos nem as bandejas metálicas.